Pular para o conteúdo principal

Atividade para o 8º ano: A Guerra Anglo-Zulu

 Atividade postada no Google Sala de Aula em 08/12/2020

Olá Jovens alunos!

Na atividade de hoje, veremos que os africanos não ficaram apenas assistindo os europeus tomarem conta de seu continente, houve muita resistência, inclusive por meio de guerra. Na atividade de hoje, destaco a guerra que aconteceu entre os colonizadores invasores ingleses e o povo zulu. Acessem o formulário para lerem o resumo e realizar as atividades de interpretação.

Guerra Anglo-Zulu

Havia uma forte suspeita de riquezas em diamantes e ouro no sul do continente africanos, com planos de se apossar dessas riquezas, os ingleses começaram sua estratégia de exploração e invadiram a região na década de 1870.

A invasão inglesa teve que enfrentar os colonos holandeses e seus descendente chamados de bôeres e também os nativos africanos, com destaque a feroz resistência do povo Zulu que tinha um estado centralizado e um exército organizado.

Foram batalhas envolvendo milhares de soldados, mas era desigual, os ingleses usavam as mais modernas armas de fogo da época, o povo zulu levava em sua maioria apenas lanças e escudos de couro.

Mesmo contra todas as expectativas os zulus conseguiram resistir durante muito tempo ao poderoso exército inglês, causando derrota humilhantes aos invasores, entretanto, a Inglaterra não sossegou até dominar a região em 1879.

Atividade: 

Selecione a alternativa correta:

1 - Porque os ingleses realmente invadiram a região habitada pelos zulus?

A) Os ingleses queriam civilizar os zulus.

B) Os Ingleses se achavam uma raça superior

C) Estavam interessados nas riquezas das terras ocupadas pelos zulus.


2 - Como foi a reação dos zulus aos invasores ingleses?

A) Os zulus agradeceram porque queriam ser civilizados.

B) Os zulus resistiram ferozmente.

C) Os zulus não fizeram nada.


3- Como acabou a guerra entre os zulus e os ingleses?

A) Os ingleses venceram a guerra

B) Os dois lados perderam para os Estados Unidos.

C) Os zulus venceram a guerra.