Atividade postada em 09/11/2020
Os Bestializados
Continuando a estudar o movimento de proclamação da república, vamos analisar nessa atividade o trecho de um relato de um jornalista na época desse evento em que ele está contando como percebeu a reação popular diante de tudo que estava acontecendo. Acessem o formulário para ter acesso ao relato e as atividade de fixação.
Carta de Aristides Lobo
“O povo assistiu àquilo bestializado“, artigo de Aristides Lobo. Rio, 1889
O artigo de Aristides Lobo, publicado em forma de carta no “Diário Popular”, descreve como o povo do Rio de Janeiro assistiu à proclamação da República pelo marechal Deodoro – bestializado, como se presenciasse uma parada militar. O artigo foi escrito na própria tarde de 15 de novembro de 1889 e veio à luz na edição do dia 18. Em tempo: Aristides Lobo era republicano.
ACONTECIMENTO ÚNICO
Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889.
Eu quisera poder dar a esta data a denominação seguinte: 15 de Novembro, primeiro ano de República; mas não posso infelizmente fazê-lo. O que se fez é um degrau, talvez nem tanto, para o advento da grande era.
Em todo o caso, o que está feito, pode ser muito, se os homens que vão tomar a responsabilidade do poder tiverem juízo, patriotismo e sincero amor à liberdade.
Como trabalho de saneamento, a obra é edificante. Por ora, a cor do Governo é puramente militar, e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula.
O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava.
Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada.
Era um fenômeno digno de ver-se.
O entusiasmo veio depois, veio mesmo lentamente, quebrando o enleio dos espíritos. (...)
Aristides Lobo
Atividades:
1) Segundo o relato acima, quem liderou o movimento de proclamação da república?
2) Segundo o relato acima, por que o povo "assistiu àquilo bestializado"?