Atividade postada no Google sala de aula em 24/11/2020
O Ideal Civilizatório
Como vimos nas atividades anteriores, as potências europeias
do século XIX dominaram muitas regiões na África e na Ásia com o objetivo de
assegurar mercados consumidores de produtos industrializados e fornecedores de
matéria prima.
Entretanto para justificar esse domínio, os europeus se
utilizavam de dois pretextos, o chamado “ideal civilizatório” e o “darwinismo
social”
Na atividade de hoje vamos conhecer um pouquinho mais do
ideal civilizatório. Acessem o formulário para lerem o breve resumo e responderem
as atividades de compreensão do texto. Se tiverem dúvidas entrem em contato.
Forte Abraço.
Para justificar seu domínio das colônias na Ásia e na
África, os europeus criaram e acreditavam no “ideal civilizatório”, esse ideal
afirmava que a cultura, o modo de vida, a tecnologia e tudo mais que houvesse
na cultura europeia era superior ao que existia na África e na Ásia. Os
europeus acreditavam que os asiáticos e principalmente os africanos jamais
conseguiriam chegar ao desenvolvimento sozinhos, por isso, era sua obrigação
conduzir esses povos rumo a civilização.
Atividade:
Leia o poema abaixo escrito durante o
neocolonialismo/imperialismo e responda a questão.
O fardo do homem branco
Tomai o fardo do Homem Branco
Envia o melhor da tua raça
Vão, obriguem seus filhos ao exílio
Para servirem às necessidades dos seus cativos
Para esperar, com pesados arreios,
Com agitadores e selvagens
Seus recém-cativos povos entristecidos,
Metade demônio, metade criança.
KIPLING, Rudyard. The white man’s burden. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ln000144.pdf>.
Acesso em: 20 maio 2013.
Pergunta: Pensando no que você estudou sobre o imperialismo
e o ideal civilizatório, o que você entendeu sobre esse poema?