Pular para o conteúdo principal

Atividade para o 8º ano: O Ideal Civilizatório

 Atividade postada no Google sala de aula em 24/11/2020

O Ideal Civilizatório

Como vimos nas atividades anteriores, as potências europeias do século XIX dominaram muitas regiões na África e na Ásia com o objetivo de assegurar mercados consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matéria prima.

Entretanto para justificar esse domínio, os europeus se utilizavam de dois pretextos, o chamado “ideal civilizatório” e o “darwinismo social”

Na atividade de hoje vamos conhecer um pouquinho mais do ideal civilizatório. Acessem o formulário para lerem o breve resumo e responderem as atividades de compreensão do texto. Se tiverem dúvidas entrem em contato. Forte Abraço.

 Resumo:

Para justificar seu domínio das colônias na Ásia e na África, os europeus criaram e acreditavam no “ideal civilizatório”, esse ideal afirmava que a cultura, o modo de vida, a tecnologia e tudo mais que houvesse na cultura europeia era superior ao que existia na África e na Ásia. Os europeus acreditavam que os asiáticos e principalmente os africanos jamais conseguiriam chegar ao desenvolvimento sozinhos, por isso, era sua obrigação conduzir esses povos rumo a civilização.

Atividade:

Leia o poema abaixo escrito durante o neocolonialismo/imperialismo e responda a questão.

 

O fardo do homem branco

Tomai o fardo do Homem Branco

Envia o melhor da tua raça

Vão, obriguem seus filhos ao exílio

Para servirem às necessidades dos seus cativos

Para esperar, com pesados arreios,

Com agitadores e selvagens

Seus recém-cativos povos entristecidos,

Metade demônio, metade criança.

KIPLING, Rudyard. The white man’s burden. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ln000144.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.

 

Pergunta: Pensando no que você estudou sobre o imperialismo e o ideal civilizatório, o que você entendeu sobre esse poema?