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Atividade para o 8º ano: Socialismo, Anarquismo ou Capitalismo

 Atividade postada no Google sala de aula em 01/10/2020

Socialismo, Anarquismo ou Capitalismo

Olá jovens alunos, nessa atividade vamos analisar um texto fictício com os personagens: Jaílson, Irbis, Judice, Ludmilson, Beneduce, Cleir, Firmino, Aristides, Smithson e James. Vocês terão de identificar se esses personagens defendem as ideias do capitalismo, do anarquismo, do socialismo científico, do socialismo utópico ou do socialismo cristão, justificando porque você acha que ele defende essa ideia com as ações e argumentos que cada personagem usam no texto.

Exemplo: 

Ludimilson: Socialismo cristão, ele defende a criação de leis para garantir direitos ao trabalhador.


Texto da atividade:

Em uma escola, um grupo de alunos conversava sobre ideias políticas e sociais. Eles criticavam um amigo deles chamado Smithson que só pensava em adquirir bens e aumentar a quantidade de sua propriedade privada, um dos alunos, Aristides, mais velho da turma, lamentava:

-Estou cansado desse capitalismo selvagem que explora o trabalhador, vou para o meio do mato, vou criar uma comunidade onde todos compartilharam as riquezas produzidas.

Você está ficando louco - disse Cleir, aluno que sempre se mostrou mais exaltado que os outros - isso não dá certo, temos que destruir essa sociedade, destruir escolas, religiões, o estado... e criar uma sociedade nova.

Firmino disse que Cleir estava certo e queimou uma bandeira do país e livros religiosos.

Espantado, Ludimilson se levantou irritado e falou que não gostava de ideias revolucionárias e utópicas e que era a favor de leis feitas pelo governo para garantir direitos ao trabalhador.

Beneduce disse que uma educação cristã poderia evitar que as pessoas explorassem demais as outras pessoas.

Irbis riu e interferiu na conversa – Camaradas, isso que estão falando é conversa de idiotas, temos de pensar que a humanidade se desenvolve de acordo com sua necessidade e é claro que o capitalismo está gerando riquezas, agora chegou a hora dele evoluir e poderemos dividir essa riqueza.

Judice, até então quieto, discursou os princípios de Karl Marx, defendeu o conceito de mais valia e da luta de classes e disse que aqueles eram os princípios que deveriam ser seguidos em uma revolução do proletariado.

Muito descrente na humanidade, James apenas sussurrou: nada disso adianta, a sociedade não tem jeito, está podre. Vamos acabar com ela.

Jailson, muito amigo de Irbis, concordou com Irbis acrescentando que aquilo era bobagem e apenas a luta de classes poderia resolver a situação. 

Tocou o sinal, o professor Daniel, que também é dono de uma rede de pizzarias, defensor da livre iniciativa e contra a interferência do estado na economia, apareceu e mandou todos para a sala de aula para estudar. Caso contrário, não ficaria ressentido em contratá-los para sua pizzaria por salários baixos, para poder diminuir seus custos e destruir a concorrência.

Atividade:

O personagem segue qual pensamento? Justifique a resposta com as ações ou argumentos usados pelo personagem no texto.

1 - Jaílson

2 - Beneduce

3 - Irbis

4 - Judice

5 - Ludmilson

6 - Cleir

7 - Firmino

8 - Aristides

9 - Smithson

10 - James

11 - Prof. Daniel