Pular para o conteúdo principal

Atividade para o 6º ano: Grupos sociais em Roma

 Atividade postada no google sala de aula em 23/09/2020


Grupos Sociais em Roma

Olá jovens alunos!

Vamos conhecer os grupos sociais de Roma antiga e suas principais características. A história romana é cheia de conflitos entre esses grupos, por isso, é importante que conheçam esses grupos para entender as disputas que aconteceram entre eles. Acessem o material que postei no formulário e se persistirem dúvidas entrem em contato. Forte Abraço!


Grupos Sociais em Roma

A história da civilização romana é extensa e ocorreram diversas disputas entre as classes sociais romanas. Os grupos sociais romanos, pelas mudanças que aconteciam ao longo dessa extensa história, podiam ter suas características e importâncias um pouco diferentes para cada época de Roma, mas em termos gerais, podemos dividir a sociedade romana nos seguintes grupos:


Patrícios: 

O menor e mais privilegiado grupo, eram descendentes das famílias tradicionais de Roma, eram ricos e considerados nobres, possuíam as melhores terras e detinham o poder na sociedade. No início, apenas os patrícios tinham poder político.


Clientes:

Eram pessoas ligadas aos patrícios, normalmente familiares, embora tivessem uma vida confortável, não tinham riqueza, não participavam da política e prestavam trabalhos aos patrícios.


Plebeus:

Os plebeus são os que não tinham qualquer ligação com os patrícios, poderiam ser comerciantes, artesãos ou camponeses, mas normalmente esse termo é usado para se aos pobres de Roma, não tinham direito em participar da vida política, podiam ser detentores de pequenas propriedades.


Escravos: 

Não existiam nos primórdios de Roma, mas o escravismo se tornou uma das marcas da civilização romana. As pessoas poderiam se tonar escravas por causa de dívidas, por serem prisioneiros de guerra ou por ser filho de escravos, não tinham qualquer direito e faziam todo o tipo de trabalho em Roma.

Estudiosos não ligam a escravidão em Roma a cor da pele dos escravos, ou seja, a escravidão em Roma tem características diferentes da escravidão que aconteceu no Brasil.


Atividades: Responda as perguntas abaixo:

1 - Como alguém se tornava escravo em Roma?

2 - Qual a diferença da escravidão que aconteceu no Brasil e a escravidão que aconteceu em Roma antiga?

3 – Qual era o grupo privilegiado de Roma?

4 – Quais eram as principais características do grupo dos plebeus.