Pular para o conteúdo principal

Atividade para o 8º ano: Os Direitos Humanos e os Refugiados

Atividade para o 8º ano, postada no Google Classroom em 02/06/2020


Nessa atividade abordaremos a situação dos refugiados e refletiremos sobre essa situação e os direitos humanos. A primeira tentativa de se instituir uma carta com os direitos para todas as pessoas ocorreu durante a Revolução Francesa, essa declaração abordaremos novamente em outro momento. Nessa atividade peço que assistam aos dois vídeos divulgados pela ONU e respondam a pergunta de reflexão que deixei no formulário. Se tiverem dúvidas perguntem. Forte abraço. Prof. Adriano.

Os Direitos Humanos e os Refugiados

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão surgiu em 1789 e é considerada uma das consequências da Revolução Francesa. A declaração tinha a intenção de estabelecer direitos universais aos humanos, ou seja, direito que valeriam em qualquer tempo e em qualquer lugar.

Reprodução da declaração de 1789

A situação dos refugiados mostra limites dessa declaração, pois sem terem para onde ir, sem ter um governo, um Estado, que os protegesse, muitos refugiados não tiveram ninguém para assegurar seus direitos.
A condição dos refugiados reascende uma das maiores dúvidas sobre essa declaração, o seu próprio nome. Por que se chama Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? Ignorando a questão de gênero que não é o que está sendo discutido, é inevitável que se faça a pergunta: Homem e Cidadão não são a mesma coisa?
Desde o início, algumas pessoas entenderam que a diferença seria que o homem é condição de ser vivo da raça humana enquanto cidadão seria uma pessoa com direitos assegurados por um país, por um governo. Quem iria assegurar o direito do cidadão refugiado? Ele era cidadão de onde?

Desde agosto de 2017, mais de 650 mil refugiados rohingya deixaram Mianmar rumo a Bangladesh em busca de segurança. Ali, vivem em condições precárias nos campos de refugiados superlotados e carecem de necessidades básicas. Foto: ACNUR/Roger Arnold

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos com o objetivo de que toda a barbárie cometida durante o conflito não ocorresse mais. Essa declaração teve influência da declaração de 1789, mas apresentou avanços inclusive para os refugiados, o artigo 14 trata da questão dos refugiados:

Símbolo usado pela ONU para sua Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Artigo 14
1. Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e gozar de asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Declaração Universal dos Direitos Humanos


Ao todo são 30 artigos, para entender melhor quais são os direitos defendidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos que todas as pessoas deveriam ter direito, veja quais são os três primeiros abaixo:

Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Cada governo tem sua responsabilidade em assegurar os direitos para que as pessoas possam viver com dignidade, mas Eleanor Roosevelt, uma das idealizadoras da declaração de 1948, deixou uma reflexão importante de onde começa os Direitos Humanos.

Eleanor Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Imagem: wikimedia commons

“Afinal, onde começam os Direitos Universais? Em pequenos lugares, perto de casa — tão perto e tão pequenos que eles não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo. No entanto, estes são o mundo do indivíduo; a vizinhança em que ele vive; a escola ou universidade que ele frequenta; a fábrica, quinta ou escritório em que ele trabalha. Tais são os lugares onde cada homem, mulher e criança procura igualdade de justiça, igualdade de oportunidade, igualdade de dignidade sem discriminação. A menos que esses direitos tenham significado aí, eles terão pouco significado em qualquer outro lugar. Sem a ação organizada do cidadão para defender esses direitos perto de casa, nós procuraremos em vão pelo progresso no mundo maior.”


Vídeos:

Há 70 anos: adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos



ONU alerta para situação insustentável de campo de refugiados na Grécia


Atividade:
Depois de ler o texto, assistir aos vídeos, elabore um pequeno texto que responda duas perguntas:
A) O Direito dos refugiados está sendo respeitado?
B) Segundo Eleanor Roosevelt, onde começa a defesa dos direitos humanos e como você pode colaborar?