Atividade postada no Google Classroom em 30/06/2020
Colonização e Independência dos Estados Unidos
Olá caros alunos.
Vamos seguir em nossos estudos conhecendo mais sobre o
processo de colonização e independência dos Estados Unidos. Para essa atividade
peço que leiam o arquivo em anexo e realizem a atividade da linha do tempo,
essa atividade pode ser feita no caderno e vocês podem tirar foto para me
enviar, quem tiver facilidade de fazer digital, é só me enviar o arquivo em
anexo. No formulário há só uma questão que terão que pensar um pouco e terão
que dar sua opinião sobre o assunto. Forte Abraço. Prof. Adriano.
Linha do Tempo da Colonização e Independência dos Estados Unidos
• 1607: Fundação de
Jamestown – Início da colonização inglesa, organizada pela Companhia de
Londres. Jamestown foi o núcleo da primeira colônia inglesa, denominada
Virgínia; nessa região, foi introduzido o cultivo de tabaco e algodão em grandes
propriedades rurais, por meio da exploração do trabalho de escravos africanos e
com a produção voltada para exportação.
• 1620: Chegada do
Mayflower – Navio que trouxe puritanos ingleses que fundaram a colônia de
Massachusetts, núcleo inicial do que seria a Nova Inglaterra, grupo de colônias
cuja ocupação foi baseada em atividades de agropecuária e manufatura variadas,
na pequena propriedade familiar e no trabalho livre com a produção voltada para
o mercado interno.
• 1756-1763: Guerra
dos Sete Anos – Conflito militar entre a França e seus aliados (Rússia,
Áustria, Suécia e Saxônia) e a Inglaterra, aliada à Prússia. Apesar de vitoriosa,
a Inglaterra saiu da guerra muito endividada e decidiu impor novos impostos aos
colonos ingleses.
• 1764: Lei do Açúcar
– Imposto adicional sobre o açúcar importado das colônias inglesas no Caribe. O
melaço, produzido com o açúcar, era transformado em rum pelos comerciantes da
Nova Inglaterra e trocado por escravos na costa da África. Essa atividade ficou
conhecida como comércio triangular e a nova taxa prejudicava os interesses dos
colonos, pois aumentava seus custos.
• 1765: Lei do Selo
– Determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias
deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas para os colonos. Foi
revogada em 1766.
• 1767: Atos de
Towshend – Leis que criavam novas taxas de importações para os colonos
sobre produtos como vidro, papel e corantes, o que implicava mais despesas para
eles.
• 1773: Lei do Chá
– Concedia à Companhia das Índias Orientais o monopólio da venda do produto nas
colônias, o que prejudicava os comerciantes locais de chá.
• 1773: Festa do Chá
de Boston – Colonos reagiram à Lei do Chá, jogando no mar o carregamento de
três navios da Companhia das Índias Orientais.
• 1774: Leis
Intoleráveis – Nome dado pelos colonos às leis impostas pelo governo inglês
como punição à Festa do Chá: fechamento do Porto de Boston, indenização à Companhia
das Índias Orientais e perda da autonomia administrativa da colônia de Massachusetts.
• 1776: Declaração de
Independência dos Estados Unidos – Documento inspirado nas ideias do
Iluminismo declarava a independência das colônias inglesas da América do Norte.
• 1776-1781: Guerra
de Independência – Confronto militar entre os colonos, liderados por George
Washington, e as tropas inglesas, com vitória dos colonos.
• 1783: Tratado de
Paris – Reconhecimento da independência dos Estados Unidos pela Inglaterra.
• 1787: Constituição
dos Estados Unidos da América – Documento que estabeleceu as regras para o
funcionamento do novo país: república federativa presidencialista, com os
poderes da União divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi adotado
o voto censitário e mantida a escravidão para os negros.
Atividade:
1 - Organize as informações do texto em uma linha do tempo (use apenas
o título de cada item), veja o exemplo abaixo:
2 - Em sua opinião, por que estudamos um pouco da história dos
estados Unidos aqui no Brasil? Você acha que eles estudam a nossa história
também?