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Atividade para 8ºano: Colonização e Independência dos Estados Unidos

Atividade postada no Google Classroom em 30/06/2020

Colonização e Independência dos Estados Unidos


Olá caros alunos.
Vamos seguir em nossos estudos conhecendo mais sobre o processo de colonização e independência dos Estados Unidos. Para essa atividade peço que leiam o arquivo em anexo e realizem a atividade da linha do tempo, essa atividade pode ser feita no caderno e vocês podem tirar foto para me enviar, quem tiver facilidade de fazer digital, é só me enviar o arquivo em anexo. No formulário há só uma questão que terão que pensar um pouco e terão que dar sua opinião sobre o assunto. Forte Abraço. Prof. Adriano.



Linha do Tempo da Colonização e Independência dos Estados Unidos

• 1607: Fundação de Jamestown – Início da colonização inglesa, organizada pela Companhia de Londres. Jamestown foi o núcleo da primeira colônia inglesa, denominada Virgínia; nessa região, foi introduzido o cultivo de tabaco e algodão em grandes propriedades rurais, por meio da exploração do trabalho de escravos africanos e com a produção voltada para exportação.
• 1620: Chegada do Mayflower – Navio que trouxe puritanos ingleses que fundaram a colônia de Massachusetts, núcleo inicial do que seria a Nova Inglaterra, grupo de colônias cuja ocupação foi baseada em atividades de agropecuária e manufatura variadas, na pequena propriedade familiar e no trabalho livre com a produção voltada para o mercado interno.
• 1756-1763: Guerra dos Sete Anos – Conflito militar entre a França e seus aliados (Rússia, Áustria, Suécia e Saxônia) e a Inglaterra, aliada à Prússia. Apesar de vitoriosa, a Inglaterra saiu da guerra muito endividada e decidiu impor novos impostos aos colonos ingleses.
• 1764: Lei do Açúcar – Imposto adicional sobre o açúcar importado das colônias inglesas no Caribe. O melaço, produzido com o açúcar, era transformado em rum pelos comerciantes da Nova Inglaterra e trocado por escravos na costa da África. Essa atividade ficou conhecida como comércio triangular e a nova taxa prejudicava os interesses dos colonos, pois aumentava seus custos.
• 1765: Lei do Selo – Determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas para os colonos. Foi revogada em 1766.
• 1767: Atos de Towshend – Leis que criavam novas taxas de importações para os colonos sobre produtos como vidro, papel e corantes, o que implicava mais despesas para eles.
• 1773: Lei do Chá – Concedia à Companhia das Índias Orientais o monopólio da venda do produto nas colônias, o que prejudicava os comerciantes locais de chá.
• 1773: Festa do Chá de Boston – Colonos reagiram à Lei do Chá, jogando no mar o carregamento de três navios da Companhia das Índias Orientais.
• 1774: Leis Intoleráveis – Nome dado pelos colonos às leis impostas pelo governo inglês como punição à Festa do Chá: fechamento do Porto de Boston, indenização à Companhia das Índias Orientais e perda da autonomia administrativa da colônia de Massachusetts.
• 1776: Declaração de Independência dos Estados Unidos – Documento inspirado nas ideias do Iluminismo declarava a independência das colônias inglesas da América do Norte.
• 1776-1781: Guerra de Independência – Confronto militar entre os colonos, liderados por George Washington, e as tropas inglesas, com vitória dos colonos.
• 1783: Tratado de Paris – Reconhecimento da independência dos Estados Unidos pela Inglaterra.
• 1787: Constituição dos Estados Unidos da América – Documento que estabeleceu as regras para o funcionamento do novo país: república federativa presidencialista, com os poderes da União divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi adotado o voto censitário e mantida a escravidão para os negros.

Atividade:
1 - Organize as informações do texto em uma linha do tempo (use apenas o título de cada item), veja o exemplo abaixo:



2 - Em sua opinião, por que estudamos um pouco da história dos estados Unidos aqui no Brasil? Você acha que eles estudam a nossa história também?