Pular para o conteúdo principal

Atividade para 6º ano: Índios em São Paulo

Atividade para o 6º ano, postado no google classroom  em 30/04/2020



Índios em São Paulo

Para antropólogos, integração não faz índios perderem as tradições
Em algumas comunidades, acesso à tecnologia reforça os costumes.
No Dia do Índio, eles listam motivos para comemorar.
Luciana Rossetto Do G1, em São Paulo

(...)
O Dia do Índio é celebrado nesta terça-feira (19). Para antropólogos ouvidos pelo G1, o maior desafio das comunidades indígenas atualmente é conciliar as próprias tradições e rituais com um ambiente cada vez mais moderno.
Para o antropólogo Luís Grupioni, do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé), é inevitável que índios tenham cada vez mais contato com segmentos da nossa sociedade e, através dele, modifiquem seus modos tradicionais de vida. “Eles não deixam de ser índios enquanto mantêm o sentimento de pertencer a um grupo e são reconhecidos como integrantes desse povo, mesmo morando em cidades”, afirma.
Como exemplo, ele explica que um índio que usa relógio não deixa de ser índio, assim como um não índio que usa um cocar não se torna indígena por isso. Aliás, em algumas comunidades, o acesso à tecnologia reforça a manutenção de algumas tradições.
“Há varias experiências de cinegrafistas indígenas que documentam a própria cultura para uso da comunidade. Eles gravam rituais e cerimônias para depois passar para o resto de seu povo, o que acaba reforçando a própria realização desses atos”, afirmou Grupione. Segundo ele, há casos em que os índios percebem problemas em seu modo de agir durante as gravações e melhoram as pinturas, as roupas e até ensaiam melhor algumas músicas. “É o vídeo colaborando para a manutenção e recriação cultural para aquele povo.”
(...)
 “Hoje, o mundo é globalizado e já houve um contato com outros povos. Não temos mais como mantê-los isolados, à margem da sociedade. Precisamos dar a eles o direito à cidadania, proporcionando qualificação e educação, para que possam seguir a própria vida e decidir o que é melhor para a sociedade deles”, afirma Januário
 Para o antropólogo, a integração com a sociedade não faz com que os índios percam suas tradições. Ele explica que o conceito de aculturação já é ultrapassado na Antropologia e, agora, a palavra usada é “ressignificar” – incorporar novos elementos à própria cultura.
“Ocorre a interculturalidade, o diálogo entre as culturas. Eles aprendem tudo que nós temos, sem deixar de ser quem são. Eles devem conhecer nossa sociedade, mas manter também seus rituais e tradições”, diz.
Januário afirma que é necessário haver um trabalho com os índios para que a nova cultura não se sobreponha à indígena. Segundo ele, houve casos de aldeias que passaram por processo avassalador com a entrada de água, luz e televisores. “Agora, estão em um processo de resgate cultural. É necessário haver o equilíbrio. Ao mesmo tempo em que ele pode usar o celular e um carro, ele tem ciência de sua língua e de seus rituais. Não é fácil, mas esse é o grande desafio dos povos indígenas atualmente, manter seus costumes e conviver com a sociedade tecnológica”, afirma.
(...)
Disponível em:


As cinco ideias mais equivocadas sobre os índios no Brasil
Por José Ribamar Bessa Freire*
1 – O índio não é “genérico” – Cada tribo tem seus costumes, crenças e culturas. São 200 etnias, que falam 188 línguas diferentes.
2 – As culturas indígenas não são atrasadas – Os povos indígenas produzem saberes, ciências, arte refinada, literatura, poesia, música, religião.
3 – As culturas indígenas não são congeladas – Pensar que todo índio deveria andar nu ou de tanga é um equívoco tão grande que quando vemos o contrário tem gente acha estranho.
4 – Os índios não fazem parte apenas do passado – Como mostramos aqui, eles estão aí defendendo sua cultura. Também é errado pensar que a cultura deles é contraria à evolução e a tudo que é moderno.
5 – O brasileiro é índio sim! – Muitos tem a ideia de que o povo brasileiro foi só formado por nações europeias e africanas. Na verdade, a origem vem de todos, mas o brasileiro tende a se identificar com a origem europeia que foi a principal colonizadora.


Matéria com vídeo sobre a interação de indígenas na cidade de São Paulo


Atividade:
Responda as questões abaixo:

1 - Por que normalmente os brasileiros não se reconhecem como descendentes de índios? *
Resposta:


2 - Uma das pessoas entrevistadas afirma que "Ocorre a interculturalidade, o diálogo entre as culturas", o que seria essa interculturalidade segundo esse entrevistado?
Resposta:


3 - Qual seria o grande desafio dos povos indígenas atualmente?
Resposta:


4 - Todos os índios são iguais?
Resposta:


5 - Por que no texto é afirmado que quando os índios usam relógios ou outras tecnologias, ele não deixa de ser índio?
Resposta: